
Segunda edição de workshop quer treinar jovens mulheres para utilização das ferramentas de petição online
São elas as que mais assinam mobilizações online, mas as mulheres ainda não estão à frente na criação de petições por mudanças sociais – é o que diz a Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, que promove o workshop “Elas Mudam o Mundo” nesta segunda-feira 24, a partir das 18h.
O evento, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo, quer chamar ao campo jovens líderes em suas comunidades, representantes de organizações e integrantes de coletivos sociais para alterar essa lógica.
Com capacitação do programa internacional de empoderamento feminino, que já passou pela Índia, México e Argentina, o workshop visa treinar mulheres para o uso de ferramentas tecnológicas de transformação social, como petições online, além de apresentar meios de conectá-las ao poder público. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.
Entre as ações já realizadas pela oficina anteriormente, destaca-se um encontro com 40 jovens secundaristas para discutir transformação social por meio das petições e o apelo de uma mãe a um plano de saúde, que desejava cobrar taxas diferentes aos filhos adotivos. No último caso, as mais de 30 mil assinaturas garantiram os direitos das crianças.
A coordenadora de campanhas da Change.org Brasil, Yahisbel Adames, destacou que a maior parte dos espaços dos tomadores de decisão é, ainda, um campo majoritariamente masculino. “Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, diz Adames.
Elas Mudam o Mundo – 2ª edição
Segunda-feira (24), na Câmara Municipal de São Paulo, 18h. Evento gratuito e livre de inscrições.
O workshop tem duração aproximada de 4 horas.