CartaCapital: Oficina forma lideranças femininas #NaImprensa

Na imprensa: CartaCapital

Imagem: Fábio Mendes Teixeira/Coletivo UNI

Segunda edição de workshop quer treinar jovens mulheres para utilização das ferramentas de petição online

São elas as que mais assinam mobilizações online, mas as mulheres ainda não estão à frente na criação de petições por mudanças sociais – é o que diz a Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, que promove o workshop “Elas Mudam o Mundo” nesta segunda-feira 24, a partir das 18h.

O evento, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo, quer chamar ao campo jovens líderes em suas comunidades, representantes de organizações e integrantes de coletivos sociais para alterar essa lógica.

Com capacitação do programa internacional de empoderamento feminino, que já passou pela Índia, México e Argentina, o workshop visa treinar mulheres para o uso de ferramentas tecnológicas de transformação social, como petições online, além de apresentar meios de conectá-las ao poder público. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

Entre as ações já realizadas pela oficina anteriormente, destaca-se um encontro com 40 jovens secundaristas para discutir transformação social por meio das petições e o apelo de uma mãe a um plano de saúde, que desejava cobrar taxas diferentes aos filhos adotivos. No último caso, as mais de 30 mil assinaturas garantiram os direitos das crianças.

A coordenadora de campanhas da Change.org Brasil, Yahisbel Adames, destacou que a maior parte dos espaços dos tomadores de decisão é, ainda, um campo majoritariamente masculino. “Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, diz Adames.

Elas Mudam o Mundo – 2ª edição

Segunda-feira (24), na Câmara Municipal de São Paulo, 18h. Evento gratuito e livre de inscrições.

O workshop tem duração aproximada de 4 horas.